quinta-feira, 10 de junho de 2010

Características essenciais de um texto jornalístico pra web

Durante esse semestre na disciplina de Redação Jornalística II, aprendemos a utilizar algumas características essenciais para um texto jornalístico utilizado em blogs. Aproveito este post para listar algumas delas:

1 - Para se escrever no ambiente online há uma estrutura mínima de planejamento a ser seguida. Não basta ter a ideia do que você quer escrever, você precisa pesquisar informações a respeito, saber organizar suas ideias para ter coerência e dar aquela conferida antes de publicar o texto, para evitar gafes.



2 - O ideal é utilizar parágrafos curtos, no máximo quatro ou cinco linhas. Fica visualmente mais interessante e não repele o leitor quando vê aquele monte de palavras grudadas.



3 - Procure sempre explorar detalhes, coisas que passam despercebidas por outras pessoas.

4 - Uma dica muito interessante é sempre se questionar sobre o foco do seu texto.O que é que isto tem de novo? Por que as pessoas leriam o que eu estou escrevendo?



5 - A primeira frase geralmente é a que dá mais trabalho, pois é nela que concentramos a relevância do texto. Por isso é legal agente perder um pouco mais de tempo, elaborando uma boa primeira frase.

6 - Lembre-se que primeiro você escreve o rascunho. É muito difícil que façamos o texto de primeira. Quanto mais experiente o autor, mais correções do rascunho ele fará.

7 - No blog, o texto é só o começo. Como o ambiente é online, a participação de leitores nos comentários, traz ainda mais conteúdo para o texto e pode gerar modificações. O legal é estimular a participação do leitor, terminando o texto com uma pergunta, por exemplo.


8 - Quanto a publicação, além de escrever pequenos parágrafos, como mencionado na 2ª dica, é legal separa esses parágrafos com espaçamento duplo, exatamente para evitar aquela imagem de muito texto tudojuntoreunido.

9 - Como a internet é uma ferramenta aberta, podemos encontrar muitos conteúdos e de todas as qualidades. Por isso, se você quiser ter maior visibilidade e credibilidade, seja sempre o mais sincero possível, porque não é porque as pessoas não estão te vendo face to face, que elas não descobrirão a verdade. Ninguém se esconde mais na internet. Então, seja verídico autêntico e sincero, sempre.



10 - E por último, eu diria que para escrever bons textos na web, não basta apenas escrever. A internet possui muito conteúdo que pode ser linkado no seu blog, afinal de contas, os links que trazem as pessoas ao seu blog, também ai, que funciona o SEO (Search Engine Optimization). E você também pode e deve utilizar os conteúdos disponíveis na web para engrandecer o seu conteúdo, como por exemplo, vídeos, imagens, infográficos e outros sites e blogs através dos hiperlinks.

É isso ai pessoal, espero ter ajudado em alguma coisa e até a próxima.

4 comentários:

  1. oi Bruninhaaaaa
    Obrigada pelo elogio da barriguinha!!!!

    eu adoro as dicas que vc deixa aqui no seu bloguinho .. .

    beijokas flor!

    ResponderExcluir
  2. oiiii, meu tem tanto blog ali que não sei em qual vir comentar kkkkkkkkk

    ahhhhh pq não me chamou??? eu tava na renner sim, hehehhehe
    falando nisso esqueci de postar o que fotografei, lÁ!! HEHEHEHE

    me chama qdo me ver, sou 100% desligada!!!
    rsrsrsrs

    beijossss

    ResponderExcluir
  3. BRUNA:
    Jurraaaaaaa???? que legal, fico mega ultra power feliz de saber disso, nossa !!!!
    bem feliz eu fico!
    sempre que quiser uma ajudinha, escreve!
    beijosss

    ResponderExcluir