domingo, 18 de abril de 2010

A mulher e suas vontades

Um mês após o Dia Internacional da Mulher e o tema Mulher x Homem x Mercado de Trabalho continua em pauta.

Uma notícia, publicada na web pela revista Época apresenta uma pesquisa da consultoria americana Novations, representada no Brasil pela Across. Essa pesquisa aponta as dificuldades que a mulher enfrenta no mercado de trabalho e está intitulada como "As mulheres não gostam de ser chefes".

Percebi que há uma contradição. No primeiro parágrafo, a autora afirma que o homem se gaba com o próprio desempenho e no parágrafo seguinte aponta que as mulheres são mais modestas.

Logo, não é porque um demonstra mais o seu desempenho que é melhor ou pior que o outro, ou que faz mais ou menos. É uma questão de querer ou não se expôr e também de orgulho.

Depois a autora imagina duas hipóteses para explicar os dados, mas ao invés dessas hipóteses, ela poderia gerar algumas reflexões sobre a atitude demonstrada pelas mulheres na pesquisa.



Em uma sociedade historicamente comandada pelo sexo masculino, ter o poder de estar na frente de muitas decisões, pode ser ainda um cargo bastante pesado para a mulher.

Como eu sou mulher e sei de nossas limitações, penso que ser chefe do lar e chefe de uma empresa, não deve ser fácil, e como nós somos espécies muito sentimentais e que fazemos nossas escolhas baseadas no sentimento, claro que se temos que escolher entre Família x Trabalho, a família fica em primeiro plano, salvo alguns casos que se diferenciam.

Convenhamos que falta incentivo, autoestima, confiança, e uma cultura que visa mudar essa ideia de que um gênero é mais ou melhor que o outro. Cultura que está marcada em nossa história, mas as atividades modernas e o mundo como está desenvolvido já não sustenta mais essas vaidades.

Algumas iniciativas do governo e das próprias mulheres são indispensáveis para uma cultura de equilíbrio entre vontades, gêneros, mercado, etc...Um exemplo disso vocês podem ver nessa Reportagem do Mundo SA, da Globo News

Enfim, a matéria gerou em mim, diversos questionamentos:

* Primeiro que o resultado da pesquisa contradiz a minha realidade, em que me vejo sendo chefe e tomando decisões importantes.

* Segundo, será que o homem menospreza a mulher ou a mulher que não se valorizar?

* Será que nós mulheres não nos colocamos nessa postura preconceituosa porque estamos na dúvida se queremos estar envolvidas no trabalho ou se queremos ter uma família? Ou se somos capazes, ou se eu prefiro ir pra academia, ou se....ou se....ou se....

As mulheres são diferentes dos homens e ponto. Não há melhor ou pior e sim diferenças. Cada qual possui suas escolhas, vontades e afazeres perante a sociedade.

O discurso de igualdade é muito legal, mas cabe a nós mulheres nos colocarmos em uma postura tal em que não precisamos levantar bandeira e sim, apenas nos reconhecermos em nossas habilidades no mundo.

Tudo na vida é resultado de escolhas que fizemos a cada dia e são nessas atitudes e escolhas que refletimos nossos valores e vontades.

2 comentários:

  1. Bruna,
    Excelente texto. Nada a acrescentar.
    Parabéns
    Castilho

    ResponderExcluir
  2. oieeee... não sei mto bem mexer ainda no blog...mas vou aprender tudinho, rsrs...então por isso deixo o recadinho de resposta aqui tah...
    Pois é guria, eu fiz o blog por causa da gravidez, mas até então não sabia q era tão bacana esse negócio, rsrs.... Estou me adaptando, mas olha...já posso dizer q é mto bacana e interessante...
    Bjs Bruninha e tdo de bom!!!!!!

    ResponderExcluir