quinta-feira, 8 de abril de 2010

O que eu leio, tu lês, ele lê, nós lemos!

A quantidade de informações disponíveis hoje são infinitamente maiores do que há pelo menos dez anos atrás, e pensem que DEZ anos é muito pouco comparado a uma sociedade que existe há pelo menos 2 mil anos.

Essa imensa quantidade de informações disponíveis resulta na população bem informada, e se bem conduzidas, poderão gerar mais conhecimento. No entanto, uma pessoa bem informada não necessariamente é uma pessoa com conhecimento.

Então, em uma aula de Redação Jornalística, o professor me questiona se eu acho que os jovens são mal informados hoje? 

Bem, não temos dificuldades em encontrar informação, mas isso não quer dizer que jovens são bem informados, pois depende da qualidade das informações que se busca. 

Pois ao mesmo tempo que temos muita informação, a maioria delas são manipuladas por interesses maiores, normalmente comerciais.

E nem todo jovem está no ambiente online buscando transformar informações em conhecimento.



Na sequência, me pergunta o que eu acho que está faltando nos jornais atuais, na tv, no rádio, na web?
Essa é uma pergunta um tanto difícil, mas muito interessante de se pensar, profundamente.

O que está faltando em nossas informações? O que está faltando?

Como espectadora, sinto falta de criatividade pra tratar com os temas, sinto falta de CRIATIVIDADE E VERACIDADE. Toda a informação que chega até mim me parece manipulada, eu me questiono. Mas ai coloco mais uma dúvida:

Será que todas as pessoas se questionam ou simplesmente aceitam as informações como verdades absolutas?





E por fim,  qual o veículo de informação essencial para o jovem?
Sem dúvida alguma eu diria a internet. Mas ela por si não dá suporte necessário para um jovem construir seu pensamento, seu olhar crítico e a maneira de ver a vida. Para mim não é!

Por isso, acredito que a informação em revistas, livros, jornais, rádio, televisão, tem sua importância na formação. Mas como na internet temos todas essas possibilidades em um veículo só, ela se torna essencial para o jovem.

Ainda assim ele deve ter conhecimento e experiência de outros veículos de comunicação, por isso acredito que a  internet vem complementar o que já existe.

O ambiente online propicia maior interatividade e troca de informações. Assim, cada indivíduo pode ter uma opinião diferente sobre um único assunto. Pois se cada um discute, troca e renova sua informação, acaba acrescentando e aprendendo com ela. Isso encontramos nas redes sociasis e com certeza auxilia nessa fusão de informação a conhecimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário