segunda-feira, 29 de março de 2010

Sites de buscas


Você se lembra como era a internet e a vida online antes do Google? Você deve lembrar, sim. Mas já parou pra pensar como tudo mudou depois que os sites de buscas começaram a se especializar e melhorar cada vez mais as pesquisas na internet?

Além do Google, existem outros sistemas de busca como Yahoo, Bing, Aol.
Mas o Google é o mais utilizado, e de acordo com dados disponibilizados pelo Professor Castilho no blog http://redjor22010.blogspot.com/, 65,4% no ranking de buscas, equivale a usuários do Google.

O buscador é muito bom, mas será no que ele se diferencia?

Vamos fazer um exercício de busca, como proposto pelo professor Castilho:



Pesquisa nos sites:
Google (www.google.com.br)
Bing (www.bing.com.br)
Yahoo (www.yahoo.com.br);
 Radix (http://radix.ibest.com.br/jsp/ ) 


Pesquisar as seguintes palavras:
- monitoramento
- maremoto
- hipérbole



Não é a toa que o Google possui mais usuários. Fazendo as buscas das palavras acima nos sites de pesquisa, percebi que o Google antes de mais nada, deu o significado das palavras, opções de imagens e notícias antes de mostrar empresas especializadas no serviço ou algum produto relacionado ao tema pesquisado, ao contrário do que aconteceu nos outros buscadores, que prima produtos, serviços e empresas. 


Quanto a rapidez, todos apresentaram resultados muito rápidos, no entanto em quantidade, o Google novamente superou os concorrentes.  Outra vantagem do Google são os links patrocinados que não aparecem na lista de resultados diretamente, e sim na barra lateral a direita. 


As informações sobre cada página do resultado são exploradas, em todos os sites, de uma forma bem clara. Só mais um comentário em relação aos buscadores. Durante a minha busca por imagens para ilustrar esse post, pensei em colocar as logos dos sites de busca. Somente o Google disponibilizou todas as imagens.


 Posso ser induzida a responder o Google porque é o buscador que utilizo, mas analisando de forma a não levar em consideração minha relação já pré - estabelecida com o Google, ainda assim considero o melhor site de buscas da internet pelo fato de  que os resultados das buscas não parecem ser manipulados para algum interesse específico.


Faça esse teste você também, é rapidinho e assim você pode conhecer outros sites de buscas, quem sabe você tem uma opinião diferente da minha e pode publicá-la aqui.

Um comentário:

  1. Bruna,
    Belo texto, muito bem construido. O teu estilo coloquial no blog está perfeito.
    Castilho

    ResponderExcluir